fbpx


Ler NÃO é Estudar

Parece que foi ontem, eu lembro perfeitamente o dia que eu decidi varar uma noite lendo a Constituição. Não é força de expressão não, eu realmente passei das 23h às 04h30 da manhã lendo.

Consegui ler umas 07 vezes os pontos que caia na minha prova e então desmaiei. No outro dia fui validar minha estratégia de ler que nem um louco kkkkkkkkkkkkkkkk. Resolvi uma bateria de 50 questões e foi SENSACIONAL!

Foi sensacional a surra que eu levei, pois errei a maioria 😂 Fiquei indignado com aquela situação, como isso foi acontecer?

Eu estava de férias, então decidi que ia jogar videogame para esfriar um pouco a cabeça 🤯 Você já sabe o que aconteceu né? Férias, com raiva do mundo e jogando videogame… Passei o dia inteiro me divertindo (isso chama FUGA, é tema para outro post).

Eu gostava de jogar um game online de guerra (Call Of Duty) e eu nunca fui um jogador de alto nível, mas neste dia eu tava tão pilhado que até os melhores jogadores estavam pedindo para entrar no meu time. Pensei: Azar nos estudos, sorte no jogo 😎 🤣

Ao terminar o meu dia de Rei do Videogame algumas fichas começaram a cair, eu percebi o quanto eu havia aprendido em cada partida e como eu consegui evoluir rápido. Falei comigo mesmo: “Como pode eu ter conseguido fazer isso no jogo e não fazer isso no concurso?”.

Tudo fez sentido quando olhei para minha área de game e lembrei de como foi o meu dia. Minhas costas estavam doendo muito, minha mão então nem se fale. O meu caderno de estudo ficou recheado de esquemas e anotações de cada etapa do jogo. E a casa estava literalmente uma zona, parecia que o Taz 🌪 (lembra do desenho do Taz? Eu fui o TAZ) havia passado por ali!

E qual foi a diferença entre passar à noite lendo e cair de cabeça no videogame? Isso chama: AÇÃO! O fato de ter tido uma postura ATIVA frente ao aprendizado do videogame. Em nenhum momento do jogo eu estava em modo “piloto automático”, muito pelo contrário, eu até esqueci de almoçar de tanta vontade de aprender.

E quando a gente está simplesmente lendo ou assistindo uma videoaula, estamos com uma postura passiva. Por isso que nossa mente divaga e o pensamento vai looongeee.

E como fazer para aprender então? Primeiro passo é Despertar a VONTADE de aprender, sabe aquele negócio de sede pelo conhecimento? Sim, isso verdade. Sentar com vontade de aprender aquele conteúdo já ativa áreas do seu cérebro que vão ajudar a entender tudo com mais facilidade.

Depois? Bom, depois é literalmente suar a camisa de tanta força que vc coloca para aprender. É como ir à academia e voltar cheirosinho para casa, pode ter ctz que não foi um bom treino.

Pense comigo, quando vc gosta de alguma coisa (dança, música, algum esporte…) e quer aprender essa atividade, vc ativa seu lado CURIOSO. O mesmo raciocínio serve para os estudos, estimule sua curiosidade e como bom curioso pergunte-se sempre: “Mas por que isso é assim?” “Qual a relação deste assunto com o que eu estudei semana passada?” “Por que estou estudando este item agora?” “Como será que minha banca vai cobrar este tema?” “Como vou lembrar disso amanhã?”.

E foi desta forma que eu entendi como fazer para conectar cada assunto dentro da minha cabeça e evoluir nos estudos, assim como foi no videogame ou em qualquer outra área da minha vida. Aprender requer vontade de evoluir, estimule sempre uma postura ativa frente a sua evolução.

Pra cimaaaa!




Escreva um comentário