fbpx


Síndrome do Edital Infinito: A Maldição👻 do Edital que NUNCA ACABAAaaa…

Você já sentiu aquela sensação de NUNCA conseguir estudar um Edital inteiro?

Parece que quanto mais vc se esforça, mais o Edital fica infinito?

Cuidado, vc pode estar sofrendo da: Síndrome do Edital Infinito

Eu que inventei este nome kkkkkkkkk, mas faz muito sentido e eu vou te explicar uma forma de “tratar” esta síndrome.

Existe uma Teoria na criminologia chamada de Janelas Quebradas (broken windows), que se originou com um experimento em Nova Iorque. Os pesquisadores deixaram dois automóveis idênticos em bairros diferentes, sendo um deles com o capô aberto, sem placas, vidros quebrados ficando num bairro pobre e foi destruído em 24 horas 😱. O outro carro sem nenhuma danificação foi deixado num bairro de classe média e permaneceu assim por duas semanas até que um dos pesquisadores quebrou algumas janelas e partes do automóvel e então, a partir daí, o carro foi totalmente destruído.

Esta Teoria não serve apenas para a Criminologia ou Direito Penal… Vai muito além disso, isso ocorre inclusive aqui dentro de casa, vai vendo…
Segunda-feira é o dia que a Silvia vai fazer a faxina em casa e, consequentemente, fica tudo limpinho e sem nenhuma louça suja. E é impressionante como a louça fica impecável até o quarta ou quinta-feira…. Mas, com criança em casa e a correria do dia a dia, nem sempre conseguimos manter este padrão de limpeza kkkkk e acaba ficando algum prato ou copo para o dia seguinte.

E não é que a Teoria das Janelas Quebradas “funciona” da mesma forma, um prato vira 2 que vira 3 e a louça começa a se multiplicar… Como pode isso acontecer?
É como se a partir deste primeiro deslize de disciplina o raciocínio fosse:

“Tá tudo bem mais um copo ou mais um prato, afinal já tem louça suja mesmo!”

Você deve estar se perguntando:

“Tá Netto, mas e o que isso tem a ver com a MALDIÇÃO DO EDITALLLLL 👻?”

O mesmo raciocínio da louça suja e das janelas quebradas acontece com o Edital que nunca chega ao fim!

Você já percebeu que quando a matéria tá em dia e vc está conseguindo cumprir à risca seu planejamento tudo fica “limpinho” na sua cabeça?


E quando algum detalhe começa a se perder e vc não consegue recuperar o ritmo, parece que vira uma bola de neve e maldição do EDITALLLL 👻 começa a aparecer….

E o que fazer para isso não acontecer?

Assim como no caso da louça suja que se acumula ou de uma janela trincada no seu carro que vc não arruma, vc deve buscar manter o seu ritmo diário de estudo. E por mais que vc falhe um dia ou outro, não caia na armadilha de deixar para recuperar no fds ou no feriado que está próximo, pois a matéria vai se acumular demais e vc vai ser pego pela ansiedade e a SÍNDROME DO EDITAL INFINITO vai te derrubar.

Ficou algum ponto para trás? Recupere o quanto antes para alinhar sua rotina novamente, pois este pequeno deslize pode virar um Edital que Nunca Acaba!

Pra cimaaa 🚀🚀🚀

Netto Toledo | Coach da Aprovação



Escreva um comentário